Estudantes das escolas públicas da rede estadual de ensino de São Paulo têm dificuldades para compreender uma história em quadrinhos, principalmente de humor.
Essa é uma das conclusões que se pode tirar da leitura do relatório de 2007 do Saresp, exame do governo paulista que mede o nível de aprendizagem dos alunos do Estado.
Os resultados foram divulgados ontem. Na prova de língua portuguesa, o conteúdo pedido foi ligado à interpretação de textos.
Na 4ª série, um dos pontos esperados era que o aluno identificasse os elementos que constituem uma história em quadrinhos e tirasse conclusões sobre o tema.
O resultado (referente à prova toda, e não só sobre a parte de quadrinhos):
59,8% dos alunos tiveram resultados abaixo dos esperados ou insuficientes para a série que freqüentam
34,7% apresentaram conhecimentos compatíveis com a série em que estão
5,6% tiveram rendimento acima do nível esperado
Em outras palavras: de cada 10 alunos da 4ª série, 6 não entendem uma história em quadrinhos básica.
Na 8ª série, espera-se que o aluno articule elementos gráfico-visuais e que entenda ironias. Os dois elementos estão presentes nos quadrinhos.
O resultado, também da prova toda, é pior que o da 4ª série:
69,2% ficaram abaixo do esperado
24,3% tiveram rendimento adequado à série
6,5% estavam acima do nível esperado
No 3º ano do ensino médio, uma das expectativas dos elaboradores do Saresp é que o estudante leia e compreenda o efeito de humor de uma tira cômica.
Esse tipo de questão é comum também nos exames vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), elaborado pelo governo federal.
Um dos testes se baseava numa tira de "Hagar, o Horrível", de Dik Browne.
O resultado é ainda pior que o das demais séries:
78,8% dos estudantes ficaram abaixo do nível esperado para o 3º ano do ensino médio
21,1% adequado à série que cursam
0,1% avançado para a série
É possível dizer, com base nos resultados, que de cada 10 estudantes do 3º ano do ensino médio, quase 7 não compreendem ou não conseguem explicar o humor de uma tira.
Apesar de alarmantes, os dados revelam uma melhora na contagem geral de língua portuguesa, se comparados com pesquisa de outro exame, realizado em 2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.
Postar um comentário