segunda-feira, 17 de março de 2008

Alunos paulistas têm dificuldade de entender histórias em quadrinhos

Estudantes das escolas públicas da rede estadual de ensino de São Paulo têm dificuldades para compreender uma história em quadrinhos, principalmente de humor.

Essa é uma das conclusões que se pode tirar da leitura do relatório de 2007 do Saresp, exame do governo paulista que mede o nível de aprendizagem dos alunos do Estado.

Os resultados foram divulgados ontem. Na prova de língua portuguesa, o conteúdo pedido foi ligado à interpretação de textos.

Na 4ª série, um dos pontos esperados era que o aluno identificasse os elementos que constituem uma história em quadrinhos e tirasse conclusões sobre o tema.

O resultado (referente à prova toda, e não só sobre a parte de quadrinhos):
59,8% dos alunos tiveram resultados abaixo dos esperados ou insuficientes para a série que freqüentam
34,7% apresentaram conhecimentos compatíveis com a série em que estão
5,6% tiveram rendimento acima do nível esperado
Em outras palavras: de cada 10 alunos da 4ª série, 6 não entendem uma história em quadrinhos básica.

Na 8ª série, espera-se que o aluno articule elementos gráfico-visuais e que entenda ironias. Os dois elementos estão presentes nos quadrinhos.

O resultado, também da prova toda, é pior que o da 4ª série:
69,2% ficaram abaixo do esperado
24,3% tiveram rendimento adequado à série
6,5% estavam acima do nível esperado
No 3º ano do ensino médio, uma das expectativas dos elaboradores do Saresp é que o estudante leia e compreenda o efeito de humor de uma tira cômica.
Esse tipo de questão é comum também nos exames vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), elaborado pelo governo federal.

Um dos testes se baseava numa tira de "Hagar, o Horrível", de Dik Browne.

O resultado é ainda pior que o das demais séries:
78,8% dos estudantes ficaram abaixo do nível esperado para o 3º ano do ensino médio
21,1% adequado à série que cursam
0,1% avançado para a série
É possível dizer, com base nos resultados, que de cada 10 estudantes do 3º ano do ensino médio, quase 7 não compreendem ou não conseguem explicar o humor de uma tira.

Apesar de alarmantes, os dados revelam uma melhora na contagem geral de língua portuguesa, se comparados com pesquisa de outro exame, realizado em 2005.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.