quinta-feira, 16 de agosto de 2007

4º Encontro de Cartunistas Gaúchos

Arte de Edgar Vasques, artista homenageado no 4º Cartucho

O 4º Encontro de Cartunistas Gaúchos (Cartucho) acontece dos dias 17 a 19 de agosto em Santa Maria (RS). É organizado pelo cartunista Máucio, com apoio do Desenho Indústrial da Universidade Federal de Santa Maria, Cidade da Cultura, da Prefeitura Municipal, e Chilli Comunicação. Reúne dezenas de artistas gráficos. O homenageado, desse ano, é Edgar Vasques, criador do personagem Rango e desenhista das histórias em quadrinhos do Analista de Bagé, em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Entre as atividades previstas estão oficinas de aquarela, feira de cartuns, mostra de desenhos animados e exposição a partir de um tema sorteado, o chamado Reponte Temático.

Homenageado

Edgar Vasques tem 50 anos é arquiteto, jornalista e um dos mais conceituados desenhistas do país. Chargista, cartunista e caricaturista, Vasques participou do boom do humor dos anos 70 e criou o personagem “Rango”que foi, na época, um símbolo de resistência a ditadura militar. É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ “Sotto Vocce”. Exímio aquarelista, Edgar Vasques executou ilustrações para livros de Eduardo Bueno, o Peninha, e a recente coletânea do Analista de Bagé, em parceria com Luis Fernando Veríssimo.

Reponte temático
Um dos grandes diferenciais do Cartucho é o Reponte Temático. No início do evento é sorteado um tema, um assunto, uma palavra chave. A partir deste momento os cartunistas participantes têm cerca de um dia e meio pra produzir um desenho: charge, cartum, caricatura, tira, história em quadrinhos. Como durante este período os desenhistas irão de um lugar pra outro pensando e produzindo o trabalho, deu-se o nome de Reponte, que significa, em termos gauchescos, levar o gado de um lugar para outro, fazendo paradas.

Invernada de humor

Desde a terceira edição do Cartucho surgiu a expressão Invernada do Humor para dar nome a exposição dos trabalhos temáticos, feitos durante o evento. Invernada, no sentido gauchesco diz respeito a uma extensão de campo cercado destinado a tratar o gado para determinado objetivo, criar, engordar, etc. A expressão é usada aqui no sentido de um espaço delimitado para expor os cartuns resultantes do Cartucho. Neste ano, novamente, a Invernada do Humor começa no Monet Shopping, depois irá circular por vários locais da cidade e percorrerá uma série de escolas da rede pública e demais locais que solicitarem a organização do evento.


Chimarrão com nanquin

Chimarrão com Nanquim é o momento em que os cartunistas desenham no Calçadão da Bozano, desenhando ao ar livre enquanto bebem chimarrão. Esse ano, os cartunistas desenharão painéis coletivos com temáticas.

Programação

Dia 17 – sexta-feira

14h – Oficina de Aquarela com Edgar Vasques
14h – Oficina Desenho de Humor com Byrata
14h – 17h — Bolicho do CartuchoUma pequena feira de cartuns, charges, livros de autoria dos cartunistas participantes. A feira será organizada na Praça Saldanha Marinho.
20h – Abertura com Sorteio do TemaMostra de Vídeo-animaçõesAbertura da Exposição do Homenageado – Edgar VasquesLocal: Hotel Itaimbé

Dia 18 – sábado

10h às 13h – Programação na Praça Saldanha Marinho - Bolicho do Cartucho- Chimarrão com Nanquim: Caricaturas na rua; desenho no painel coletivo dos cartunistas convidados;
13h – Almoço de Integração com os Cartunistas convidados
14h – 19h - Reponte Temático: tempo livre para desenhar a proposta temática
20H – Show de Humor – Salada MísticaLocal: Hotel ItaimbéIngressos no local
Dia 19 – domingo
15h – Abertura Oficial da Exposição do 4º Cartucho (Shopping Monet)

Nenhum comentário: